segunda-feira, 1 de março de 2010

Histórico do Grupo

Em abril de 2006 alguns estudantes da universidade uniram-se em torno de um objetivo comum: dançar. Na época, não sabiam bem até onde esse objetivo os levaria, o certo é que hoje, cinco anos se passaram e, os frutos das ações feitas àquela época podem ser percebidos na rotina da universidade.
O projeto “Terpsícore – Dança FURG!” surgiu em 2006, se propondo a trabalhar a arte da dança e a integração entre os estudantes de diversos cursos de graduação e pós graduação ligados à FURG. Para tanto, lidava inicialmente com o processo pedagógico de aprendizado em dança contemporânea, partindo da investigação e descoberta corpórea, utilizando uma metodologia que respeita as diferenças e não exige experiência formal prévia. Atualmente, além da dança contemporânea, o projeto abrange uma turma de iniciação ao ballet clássico, proporcionando a indivíduos adultos a oportunidade de aprendizado desta dança secular.
Desde o início das atividades, em torno de 100 (cem) alunos já passaram pelo projeto, seja somente freqüentando as aulas, seja expondo-se nas mais de 60 apresentações ao público feitas ao redor do estado. Com inscrições para iniciantes tradicionalmente em abril e para demais bailarinos abertas constantemente, o Terpsícore - Grupo de Dança da FURG! produziu e realizou ao longo desses quatro anos de existência, levando a dança produzida na universidade para mais de mil espectadores. Muitos destes vieram a tornar-se bailarinos do projeto, alimentando um círculo que se renova ano após ano, agregando diferentes olhares à prática. Retrato de um homem só em 2006 foi apresentado em Rio Grande, mas fragmentos seus foram levados à Capão da Canoa, coreografias de CINCOquatroTRÊSdoisUMANO (2007) foram apresentadas em Bento Gonçalves e Bagé, Quebra Cabeça, (2008) também foi apresentado em Bento Gonçalves e Bagé. Ribalta e Geribanda (2008) foram apresentados em Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário